Tudo o que você precisa saber sobre os planos de saúde coletivos por adesão

É fato que você pode contratar um plano de saúde de forma particular, sendo especificamente para você ou abrangendo sua família. No entanto, também é possível fazer a contratação de planos de saúde coletivos por adesão.

Neste tipo de plano, você faz parte de um grupo de pessoas beneficiárias. Sendo assim, não estará arcando com as despesas sozinho. É uma excelente opção, por exemplo, para profissionais liberais ou pertencentes à determinada classe.

Achou interessante? Então continue lendo este artigo para entender exatamente o que é um plano de saúde coletivo por adesão, de que forma ele funciona, quem pode contratá-lo, suas vantagens, entre outras informações para saber tudo sobre esse assunto!

O que são planos de saúde coletivos?

Nem todo plano de saúde atende apenas um indivíduo e seus familiares. Existem também aqueles que são coletivos, ou seja, beneficiam um grande número de pessoas ao mesmo tempo, disponibilizando a elas as mesmas vantagens e coberturas.

Existem dois tipos de planos de saúde coletivos. Um deles é o empresarial, contratado por uma pessoa jurídica, uma empresa, para atender os seus colaboradores. É um benefício disponibilizado pela organização.

O outro tipo de plano de saúde coletivo é aquele por adesão. Nesse caso, ele é contratado também por uma pessoa jurídica, mas de caráter setorial, classista ou profissional, como as associações, os conselhos e os sindicatos.

Os planos de saúde coletivos, portanto, atendem um grande número de pessoas que apresentem características em comum, seja porque trabalham em uma mesma empresa ou atuam na mesma área, como advogados, médicos, engenheiros e outros.

Como os planos coletivos por adesão funcionam?

No caso dos planos de saúde coletivos empresariais, esse tipo de benefício é disponibilizado pela empresa, e nem sempre o colaborador pode escolher não aderir a ele. Mas os coletivos por adesão funcionam de uma forma diferente, pois o profissional faz a contratação se tiver interesse.

Esse tipo de plano funciona basicamente como aqueles individuais e familiares. Uma pessoa física, atuante em determinada área, decide contratar o plano, então, passa a fazer parte do grupo de beneficiários.

Para entender melhor, suponhamos que um sindicato disponibilize um plano de saúde coletivo por adesão. Todos os profissionais vinculados a ele poderão ter o direito de participar do plano, conseguindo, assim, um valor de mensalidade mais barato, por estarem inseridos em um grupo maior de pessoas.

Quem pode ser beneficiário desse plano?

Os planos de saúde coletivos por adesão foram pensados para atender a grupos de afinidade, ou seja, pessoas que apresentam uma característica em comum, que pode ser sua área de atuação ou categoria profissional. Por isso, podem ser contratados apenas por aqueles que estão vinculados a uma instituição ou entidade de classe que faz sua representação.

O interessante é que esse tipo de plano não fica restrito apenas ao profissional. Existe a possibilidade de atender também seus familiares. Assim, é basicamente como se estivesse contratando um plano de saúde familiar, porém com uma mensalidade menor.

Pessoas e profissionais de diferentes áreas podem fazer a contratação desse tipo de plano. Ele é destinado, por exemplo, para:

  • médicos;
  • dentistas;
  • advogados;
  • engenheiros;
  • servidores públicos;
  • estudantes;
  • trabalhadores do comércio, indústria ou serviços, entre outros.

Sendo assim, ele abrange um grande número de pessoas e, por isso, é uma boa alternativa para quem deseja um atendimento de saúde de maior qualidade com um orçamento acessível.

Quais são as coberturas dos planos de saúde coletivos?

Assim como acontece com todos os outros, os planos de saúde coletivos por adesão são regulamentados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), nesse caso, por meio da Lei nº 9.656/98. Sendo assim, eles oferecem uma cobertura básica, como para consultas médicas, procedimentos ambulatoriais e exames.

No entanto, podem ser contratados diferentes tipos de cobertura, com acomodação em enfermaria ou apartamento, e cobertura somente hospitalar ou hospitalar completa: com internação, obstetrícia e ambulatorial.

Em cada um desses segmentos do plano de saúde, é preciso que a operadora ofereça uma lista de procedimentos obrigatórios, que é definida pelo Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, da ANS. Então, na hora de fazer a contratação, é importante estar atento a esses detalhes, considerando suas necessidades e verificando a regularidade do plano escolhido.

Quais são as vantagens dos planos coletivos de saúde?

Conforme explicamos, os planos de saúde coletivos por adesão são pensados para atender especificamente a uma determinada classe de pessoas. Portanto, uma das suas vantagens é suprir de forma ideal as necessidades desse grupo.

Outra vantagem é o fato de poder incluir também os familiares no plano. Essa é uma questão muito importante, uma vez que o profissional não deseja cuidar somente de si mesmo, mas quer que os benefícios se estendam para seu cônjuge e seus filhos.

Não podemos esquecer-nos de que a entidade que fez a contratação do plano realizou um estudo prévio, definindo a operadora que seria mais adequada para a classe. Assim, você encontra um produto pronto, sem a necessidade de fazer novas pesquisas, apenas estudar suas características para definir se atende ou não àquilo que você deseja e precisa.

Como escolher um plano de saúde coletivo por adesão?

A melhor forma de contratar um plano coletivo por adesão é solicitar a ajuda de uma empresa especializada, conversando diretamente com uma corretora. Ela indicará para você quais são os planos disponíveis em sua categoria e o que deve ser feito para que você tenha a oportunidade de aderir a eles.

Os planos de saúde coletivos por adesão são uma ótima alternativa para quem deseja esse tipo de cuidado para si mesmo e sua família. Eles oferecem todas as vantagens dos planos individuais e familiares, mas com o diferencial da possibilidade de um desconto significativo, que varia de acordo com a operadora e as características do plano.

Gostou de conhecer essa opção de plano de saúde? Então, siga nossas redes sociais e confira mais informações interessantes como esta! Estamos no Facebook .