Poucas conquistas são tão importantes quanto a residência própria. Comprar uma casa ou um apartamento significa realizar um sonho, sair do aluguel, aumentar a qualidade de vida e constituir um patrimônio. Entretanto, imprevistos acontecem, e contar com a sorte não é uma boa opção. Um investimento dessa dimensão deve ser cuidadosamente protegido por um seguro residencial.
Contrariamente ao que algumas pessoas imaginam, o seguro residencial oferece um bom custo-benefício e diversas vantagens. Quer saber mais sobre o assunto? Confira, a seguir, as principais informações!
O que é e como funciona o seguro residencial?
Basicamente, o seguro residencial é um acordo entre a seguradora e o contratante. Ele é estabelecido por meio de uma ou mais apólices que dispõem os direitos e as obrigações das partes envolvidas. À seguradora, é garantido o recebimento das quantias pactuadas e, ao segurado, o acesso aos serviços e às indenizações previstas.
O objetivo do seguro residencial é proteger o patrimônio do segurado dos mais diversos riscos, assim como garantir que ele será indenizado caso ocorra algum infortúnio. Existem diversas coberturas, as quais podem abranger tanto a estrutura física quanto os bens que estão dentro do imóvel, como eletrodomésticos, móveis, instalações elétricas etc.
Cabe lembrar-se de que o valor segurado não é equiparável ao valor do imóvel. Isso porque, independentemente do ocorrido, o terreno continuará em posse do segurado. Ou seja, o seguro é delimitado a partir dos custos da restituição dos bens e da reconstrução da residência.
Há uma particularidade interessante no caso do apartamento. Obrigatoriamente, o prédio deve ter um seguro para suas estruturas e áreas comuns. Nessa situação, verifique a abrangência da cobertura do prédio e contrate um plano apenas para sua unidade.
Quais são as principais coberturas?
As coberturas do seguro residencial são desenvolvidas para suprir as principais necessidades do segurado. Isso quer dizer que o plano de proteção é personalizável e pode ser adquirido de acordo com a análise dos riscos aos quais o imóvel está submetido.
De acordo com a Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), a cobertura principal abrange os danos causados por quedas de raios, incêndios, explosões decorrentes do uso de gás e suas consequências, como despesas com combate ao fogo, salvamentos e desentulho do local.
Muitas outras proteções podem ser adicionadas. Nesse caso, elas serão negociadas e cobradas separadamente. Veja contra quais danos o imóvel pode ser protegido:
- elétricos;
- furto e roubo;
- desmoronamento;
- alagamentos e inundações;
- quebra de vidros;
- vendaval, granizo, tornado e furacão;
- queda de aeronave;
- incêndios causados por explosão de aparelhos e outras substâncias;
- impacto de veículos;
- escritório na residência (home office);
- help desk;
- check-up automotivo;
- queimadas em zona rural;
- assistência 24 horas (chaveiro, encanador, serviços para pet, babá, faxineira etc);
- responsabilidade civil familiar (prejuízos a terceiros causados por algo sob sua responsabilidade).
Não é só! Entender como funciona o seguro residencial requer, também, conhecimento acerca dos riscos excluídos. Isto é, aqueles que não serão indenizados pelo seguro, já que não fazem parte do contrato, tais como lucros cessantes e danos emergentes, erupção vulcânica, guerra, comoção civil, rebelião e similares.
Quais são as vantagens do seguro residencial?
Como você observou, a principal vantagem do seguro é garantir ampla proteção ao patrimônio. Dessa forma, eventos prejudiciais não afetarão negativamente suas finanças ou colocarão em risco o que foi adquirido após muitos anos de trabalho, já que indenizações e serviços especializados oferecidos pela seguradora são valiosos nos momentos emergenciais. Além disso, existem muitas outras vantagens.
Custo-benefício atraente
Certamente, as despesas decorrentes de um possível acidente são superiores aos valores gastos com o seguro. Um incêndio, por exemplo, pode destruir todo o imóvel. Nesse cenário, a reconstrução exigirá um investimento considerável, já que, além das questões estruturais, será necessário repor todos os objetos danificados.
Tem mais! O valor do investimento em um seguro residêncial dificilmente ultrapassará a marca de 1% em relação ao valor do imóvel. Por isso, o ideal é fazer uma cotação com uma empresa qualificada e buscar as melhores condições, pois supor que um seguro residencial custa muito não é correto.
Personalização das coberturas
Cada imóvel tem suas particularidades e está sujeito a uma gama específica de riscos. O mesmo vale para o contratante, pois o perfil de cada pessoa ou família é singular. Logo, as coberturas serão planejadas com o auxílio de um corretor e de acordo com as necessidades da habitação, para evitar que os acidentes improváveis acarretem ônus ao segurado.
Assistência 24 horas
Muitas seguradoras oferecem diversas assistências que podem ser incluídas na apólice. Quem passa muito tempo fora de casa ou mora sozinho, por exemplo, terá à sua disposição prestadores de serviços diversos para fazer as manutenções necessárias. Algumas coberturas contemplam consultas para animais domésticos e permitem até a inclusão de seguro de vida. Analise os custos e verifique os benefícios que podem ser úteis.
Promoções e bonificações
Atualmente, muitas empresas de seguro são conveniadas a outros empreendimentos. Com isso, pode ser possível garantir condições especiais de acesso a alguns bens. Existe um aspecto ainda mais interessante. Com o passar do tempo, a seguradora pode oferecer descontos e outras vantagens, principalmente quando o ano anterior não registrou nenhum tipo de sinistro.
Vigilância e segurança
Deseja sentir-se mais protegido? A contratação de um seguro residencial pode garantir a presença de um vigilante, caso seja detectada alguma ameaça potencial, situação de risco ou vulnerabilidade. Quando necessário, o serviço poderá ser acionado quando outras medidas de proteção emergencial forem insuficientes.
Como escolher o melhor seguro?
O melhor seguro é aquele que atende às suas expectativas, apresenta excelência na resolução de problemas e no atendimento ao cliente. Para fazer a escolha correta, você deverá conhecer detalhadamente a apólice e observar os seguintes critérios:
- confiabilidade e reconhecimento da empresa no mercado;
- cobertura dos principais riscos e ajustes adicionais personalizados;
- nível de satisfação dos outros clientes;
- acesso à informação e assistência em caso de sinistro;
- desburocratização;
- custo-benefício interessante.
Possivelmente, você percebeu que o seguro residencial é um investimento indispensável, não é mesmo? Após firmar um contrato, você terá a tranquilidade necessária à qualidade de vida e poderá contar com auxílio especializado e indenização, quando surgir alguma ameaça ao seu patrimônio.
Agora que você sabe exatamente como funciona e quais são as vantagens do seguro residencial, que tal solicitar uma cotação? Aguardamos seu contato!