Quais são os tipos de plano de saúde empresariais e como escolher o melhor para a sua empresa

Quais são os tipos de plano de saúde empresariais e como escolher o melhor para a sua empresa?

A saúde é tratada como elemento principal na vida das pessoas e ao possuir um estilo de vida saudável, as coisas fluem da melhor forma, as nossas relações interpessoais melhoram, o nosso dia a dia no trabalho se torna mais motivante e satisfatório e nos sentimos capazes de tudo. Investir em um plano de saúde empresarial é fundamental para criar uma boa imagem e ganhar credibilidade em sua empresa, além de tornar evidente a preocupação dos diretores para com seus funcionários. Entretanto, não basta apenas decidir ter um plano de saúde empresarial, você deve entender quais são os tipos de plano de saúde empresariais e como escolher o melhor plano de saúde para o seu negócio.  

Ao ler esse artigo, você saberá o que é um plano de saúde empresarial, quais são os tipos de planos oferecidos no mercado e como escolher o plano de saúde mais adequado para você e seus funcionários. Entenda que um bom plano de saúde faz toda a diferença para seus colaboradores.   

Abordaremos sobre: 

  • Quais são os tipos de planos de saúde que a empresa pode oferecer aos seus colaboradores? 
  • Por que oferecer um plano de saúde empresarial para seus colaboradores é vantajoso? 
  • Como escolher um bom plano de saúde empresarial? 

Quais são os tipos de planos de saúde que a empresa pode oferecer aos seus colaboradores? 

Quais são os tipos de planos de saúde que a empresa pode oferecer aos seus colaboradores?

plano de saúde empresarial oferece diversas modalidades, mas as principais são voltadas a atendimento médico e atendimento odontológico, normalmente estes dois benefícios são oferecidos separadamente. A maior parte dos planos de saúde empresariais não incluem somente o funcionário, ele se estende a dependentes e familiares. Devido a essa possibilidade, os empregados ficam mais satisfeitos com o plano e mais motivados em relação à empresa.  

Não são todas as empresas que possuem o mesmo tipo de plano de saúde, por isso, o representante da organização deve analisar cuidadosamente qual é a necessidade de sua empresa e de seus funcionários para escolher o convênio médico mais adequado. A seguir iremos listar alguns planos de saúde empresariais: 

Plano de Saúde Hospitalar: Fornece atendimento hospitalar completo com internação sem limite de dias, cirurgias e qualquer outro procedimento dentro do ambiente hospitalar.  

Plano de Saúde Referência: É o tipo de plano de saúde mais completo, inclui consultas, exames (de todos os tipos), internações, cirurgias, emergências e atendimento obstétrico.  

Plano de Saúde Ambulatorial: Inclui-se consultas clínicas, internações de até 12 horas e alguns tipos de tratamento médico.  

Plano de Saúde Hospitalar Obstétrico: Oferece todos os benefícios do plano hospitalar com a inclusão de um plano completo de obstetrícia, desde o pré-natal até o pós-parto. 

Plano Odontológico: Pode abordar todo o tipo de atendimento odontológico, incluindo exames e cirurgias.  

Por que oferecer um plano de saúde empresarial para seus colaboradores é vantajoso? 

Por que oferecer um plano de saúde empresarial para seus colaboradores é vantajoso?

Possuir um plano de saúde empresarial é uma via de mão dupla, é bom tanto para o dono quanto para os empregados. É um investimento quase obrigatório para cuidar da saúde de colaboradores. Segundo a ANS (Agência Nacional de Saúde), no Brasil, cerca de 75% das empresas e instituições oferecem plano de saúde e assistência médica, com ou sem plano odontológico em 2020. 

Iremos apresentar a seguir, os principais fatores que constituem a importância de ter um plano de saúde empresarial

Valorização do funcionário: Ao possuir um plano de saúde, o funcionário fica respaldado em relação aos cuidados com a sua saúde. Com funcionários saudáveis e satisfeitos, é evidente que em longo-prazo, a empresa alcançará diversas metas e objetivos, pois um ambiente de trabalho mais agradável será construído e com isso, o empregado se sente cada vez mais parte daquela organização.  

Aumento de produtividade: Ao possuir o convênio médico, o funcionário está mais seguro com sua saúde e com a saúde de seus familiares que são beneficiados por este serviço. Dado esse fato, o empregado terá mais foco, menos preocupação consigo e com seus entes queridos, além de que, quando estamos saudáveis, o estresse do dia a dia diminui e o ambiente de trabalho se torna leve, o que consequentemente aumenta a produtividade.  

Incentivo a pequenas empresas: Embora pareça inviável para uma empresa de pequeno porte adquirir um plano de saúde empresarial, é um investimento de longo-prazo que com certeza irá proporcionar o crescimento de sua empresa. Atualmente está ficando cada vez mais comuns pequenas empresas e até MEIs (Microempreendedores Individuais) adotarem um plano de saúde empresarial, pois muitas operadoras aproveitam da pequena quantidade de funcionários e oferecem diversos tipos de descontos e maiores chances de negociação em relação ao contrato escolhido. 

Geralmente, empresas pequenas, por apresentarem um número menor de funcionários fazem com que as relações internas sejam mais próximas, e com isso, o funcionário consegue perceber de imediato que aquela empresa se preocupa com os empregados de forma mais individual, gerando uma maior admiração à empresa. 

Como escolher um bom plano de saúde empresarial? 

Como escolher um bom plano de saúde empresarial?

Portanto, após todas as informações expostas acima, fica evidente a necessidade de as empresas adotarem um serviço de saúde empresarial. Porém, antes de escolher um bom plano para sua empresa, leve em consideração os pontos a seguir:   

Conheça os seus funcionários: Conhecer e entender as necessidades de todos os seus funcionários é essencial para a escolha de um bom plano de saúde. É preciso analisar quais são as vontades e exiguidades de seus empregados, faça um perfil de cada funcionário, realize uma pesquisa de faixa etária, etc. Possuindo esse feedback, a escolha do melhor plano de saúde fica mais fácil. 

Fique por dentro das redes referenciadas: As redes referenciadas são um conjunto de estabelecimentos médicos que o convênio oferece. Busque quais são as melhores redes e se a localização é próxima a de seus funcionários, priorize a mobilidade e qualidade.  

Atente-se ao contrato: É imprescindível analisar minuciosamente todas as informações e cláusulas do seu contrato. Dê atenção aos reajustes, taxas, entre outras observações, o contrato deve ser claro e objetivo. Não se esqueça de tirar todas as suas dúvidas com a consultora do plano de saúde, para que não haja problemas após a contratação.   

Feito esse levantamento é hora de escolher um plano de saúde para oferecer aos seus colaboradores. Fale com a DocX Corretora, os nossos especialistas possuem anos de mercado e irá orientar você a escolher qual plano de saúde empresarial oferece o melhor custo-benefício.