Ao possuir um plano de saúde empresarial, muitos funcionários têm dúvidas sobre como adicionar dependentes no seu plano de saúde empresarial. Com quem o colaborador deve falar? Quais são os dependentes no plano de saúde empresarial? Entenda mais sobre o assunto abaixo:
→ O que é um plano de saúde empresarial?
→ O que é dependente no plano de saúde?
→ Quais são os dependentes que posso adicionar no meu plano empresarial?
→ Há taxas para a adição de um dependente?
→ Como adicionar um dependente ao plano de saúde empresarial?
Antes de ensinar como adicionar um dependente no seu plano de saúde empresarial, vamos entender melhor o que é um plano empresarial.
O que é um plano de saúde empresarial?
Um plano empresarial é contratado apenas por pessoas jurídicas, ou seja, uma empresa, sociedade, organização, MEI, etc.. O plano de saúde empresarial tem como objetivo oferecer cobertura médica para os colaboradores da entidade em questão.
Caso esteja pensando em contratar um plano de saúde, dê uma olhada em nosso artigo e saiba mais.
O que é um dependente no plano de saúde?

É importante saber que ao possuir um plano de saúde empresarial é a empresa que determina se é permitida a adição de dependentes ou não na apólice. Além disso, é também a empresa que ficará responsável por arcar ou não com os gastos dos dependentes.
Por isso, é importante ler todas as informações do seu contrato e tirar suas dúvidas com seu RH ou superior sobre seu plano de saúde.
Mas o que é um dependente dentro de um plano de saúde?
No caso dos planos de saúde empresariais, a empresa (CNPJ) é quem possui o contrato e não o titular da apólice. Chama-se titular as pessoas que farão parte desta apólice empresarial, tendo vínculo empregatício ou familiar (sócios) e dependentes (os familiares destes titulares).
De acordo com a ANS os dependentes no plano de saúde podem ser:
- Cônjuge e companheiro;
- Parentes de primeiro grau consanguíneo;
- De segundo grau consanguíneo;
- De terceiro grau consanguíneo;
Entretanto, esta regra costuma variar conforme a operadora. A grande maioria delas garante a inclusão apenas para parentes de 1º grau consanguíneos, ou seja, pais e filhos. Consulte as cláusulas do seu contrato e tire dúvidas com o seu corretor.
Quais são os dependentes que posso adicionar no meu plano empresarial?
Agora que você já sabe o que são dependentes no plano de saúde, vamos te mostrar quais são os dependentes que você tem direito de adicionar no seu plano de saúde empresarial.
A ANS (Agência Nacional de Saúde) estabelece algumas regras na adição de dependentes no plano empresarial, você deve respeitar os seguintes graus de parentesco:
- Cônjuges e companheiros;
- Em caso de relações de consanguinidade, podem ser incluídas pessoas até o 3º grau de parentesco — o primeiro abrange os pais e os filhos, o segundo inclui os irmãos, os avós e os netos, e, por fim, o terceiro amplia para os tios, sobrinhos, bisnetos e bisavôs;
Vale ressaltar que esses casos abrangem todos os tipos de relação afetiva: casamentos e uniões estáveis, hétero e homoafetivas.
Sobre a idade…
A ANS garante que os filhos e a linhagem descendente, como sobrinhos, deixam de ter direito a ser dependentes com 21 anos completos ou com 24 anos caso estejam matriculados em uma universidade.
Você também pode fazer a inclusão de recém-nascidos com até 30 dias de vida no seu plano de saúde empresarial. Caso queira saber mais sobre plano de saúde para recém-nascido, acesse o nosso conteúdo.
Há taxas para a adição de um dependente?

Primeiramente, você como colaborador que tem direito a cobertura médica na sua empresa, deve se informar sobre a inclusão de dependentes no seu plano. Como dissemos anteriormente, é a empresa quem determina isso. Caso não seja permitida a adição de dependentes, você poderá ter ou não um desconto em sua folha de pagamento, é necessário verificar o que está acordado com a sua empresa.
Agora, se sua empresa permite a inclusão de dependentes no seu plano empresarial, então o colaborador irá arcar com os valores de seus dependentes, esse valor será descontado da sua folha de pagamento.
Por lei, a empresa não é obrigada a cobrir nenhum tipo de gasto dos dependentes dos funcionários. Todas as despesas cobradas pela operadora, como mensalidade e co-participações, podem ser descontadas na folha de pagamento do colaborador.
Em alguns casos a operadora pode oferecer algum tipo de condição exclusiva com o objetivo de fidelização do cliente. Entre em contato com seu corretor de confiança e entenda quais são as suas vantagens.
→ Quer saber mais sobre planos com e sem coparticipação? Acesse o nosso artigo sobre o assunto!
Como adicionar um dependente ao plano de saúde empresarial?
Para solicitar a inclusão de dependentes, os requerentes precisam entrar em contato diretamente com a seguradora e apresentar os documentos de comprovação do vínculo familiar. Converse com o RH da sua empresa para entender melhor o processo.
No geral, para a inclusão de dependentes no plano de saúde são exigidos:
- Certidão de nascimento ou RG e CPF;
- Documento comprobatório de adoção para a inclusão de filhos adotivos;
- Comprovante de casamento ou união estável para a inclusão de cônjuges e enteados;
- Comprovante de matrícula na faculdade para filhos entre 21 e 24 anos;
- Laudo médico para filhos deficientes maiores de 21 anos.
É importante verificar o que está no descrito nas cláusulas do seu contrato para a adição dos dependentes desejados.
Ainda não contratou um plano de saúde empresarial?
A DocX Corretora trabalha com os melhores planos do mercado e com transparência para os seus clientes. Oferecemos diversos planos para grandes, médias e pequenas empresas, inclusive MEI. Entre em contato conosco e faça uma cotação de planos empresariais!