Os riscos ergonômicos no escritório podem afetar seriamente a saúde dos colaboradores, prejudicando o desempenho nas atividades e afastamentos do trabalho. Todos esses fatores interferem de maneira negativa na cadeia produtiva gerando prejuízos para a empresa.
Dessa forma, é fundamental aprimorar o RH por meio de conhecimentos sobre formas de prevenir esses riscos ergonômicos, visando a manutenção da saúde do trabalhador e a produtividade da empresa, bem como o atendimento às exigências da legislação trabalhista brasileira.
Neste artigo, vamos comentar sobre os riscos ergonômicos mais comuns no ambiente de trabalho e as políticas internas que as empresas podem adotar para evitá-los. Acompanhe!
Os riscos ergonômicos e seus efeitos na saúde do colaborador
Os riscos ergonômicos podem provocar sérios distúrbios físicos e psicológicos na saúde do colaborador, como:
- cansaço físico;
- lesões por esforços repetitivos;
- alteração do sono;
- dores musculares;
- desvios na coluna;
- hipertensão arterial;
- diabetes;
- doenças do sistema nervoso;
- taquicardia;
- gastrite;
- úlcera;
- ansiedade;
- tensão emocional;
- entre outros sintomas.
Veja, a seguir, as principais causas desses riscos.
Movimentos repetitivos
As atividades que exigem repetição dos movimentos provocam alterações no sistema musculoesquelético, se manifestando com inflamações e lesões, como tendinites, bursites e dores crônicas na coluna. A maioria dessas alterações na saúde faz parte dos Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) ou das Lesões por Esforço Repetitivo (LER) que afetam a qualidade de vida do trabalhador.
Postura incorreta
A adoção de uma postura incorreta no trabalho pode ocasionar fadiga, lesões e o enfraquecimento de determinadas regiões do corpo como pescoço, ombros, pulso e coluna lombar. Isso ocorre, principalmente, devido à utilização de móveis e equipamentos inadequados aos diferentes biotipos dos colaboradores.
Iluminação inadequada
Uma iluminação insuficiente, ou mesmo excessiva, pode causar problemas de visão, dores de cabeça, estresse e irritação, além de contribuir para acidentes no trabalho. Nesse sentido, a incidência da luz natural pode conter níveis de radiação UV intensos. Já a falta de iluminação deixa o ambiente próximo a uma situação de insalubridade, contribuindo para o desenvolvimento dos sintomas de vista cansada.
Cobrança excessiva de resultados
Embora haja um grau positivo conhecido como “ansiedade ótima” para estimular a produtividade, o excesso de cobrança tem um efeito contrário. O controle exacerbado visando resultados pode provocar altos níveis de estresse e comprometer a produtividade.
Isso ocorre devido ao sentimento de pressão constante gerado no colaborador, provocando irritação, alteração no humor, insatisfação e cansaço mental. Exemplo disso, é o que ocorre no setor de telemarketing, onde os atendentes são cobrados constantemente para atingir níveis elevados de metas.
Atividades entediantes
As atividades monótonas podem levar os colaboradores a desenvolverem distúrbios psicológicos como depressão e ansiedade. Além de favorecerem a desmotivação, já que elas podem fazer com que a pessoa fique ausente mentalmente, embora esteja presente fisicamente.
Exemplo dessas situações são as tarefas burocráticas ou as que exigem atenção minuciosa a detalhes, mas que não estimulam a criatividade e curiosidade. Isso faz com que o colaborador se desinteresse gradativamente pelas atividades, comprometendo a sua saúde psicológica.
Prolongamento de jornadas de trabalho
Quando o colaborador estende o seu horário de trabalho para uma jornada de 10 ou 12 horas, ele passa por um risco ergonômico, já que o esforço físico e/ou mental por um tempo prolongado gera fadiga, estresse, lesões e diversos distúrbios. Quando isso acontece de forma constante, há uma grande probabilidade de ocorrer a síndrome de Burnout (esgotamento profissional).
Essa condição reduz a produtividade, pois compromete a motivação e a capacidade de executar tarefas e solucionar problemas que surjam no ambiente de trabalho. Nos casos de jornadas noturnas, a empresa ainda pode gastar mais com as horas extras, sem obter ganhos em produtividade.
Os meios para evitar os riscos ergonômicos no escritório
Há uma série de medidas que as empresas podem adotar para evitar e prevenir os riscos ergonômicos, visando a criação de um ambiente de trabalho seguro e saudável, sendo um aspecto imprescindível para fatores como a produtividade, redução de custos e retenção de talentos.
Um bom ambiente de trabalho proporciona um sentimento de autovalorização nos colaboradores e faz com que se sintam motivados a continuar na organização e se dedicar a ela. Além disso, as boas condições de trabalho estimulam a produtividade e diminuem ou evitam o risco de ocorrências das doenças laborais, com o afastamento por problemas de saúde. Veja, a seguir as principais medidas para prevenir os riscos ergonômicos.
Observe as normas de ergonomia
O Ministério do Trabalho e Emprego, as entidades e associações trabalhistas criaram uma norma que deve ser observada pelas empresas visando à proteção da saúde dos colaboradores. A NR (Norma Regulamentadora) nº 17, de 29 de setembro de 2015 estabelece parâmetros que são considerados totalmente seguros para o ambiente de trabalho e que podem ser alcançados por meio da sua adaptação às características psicofisiológicas dos trabalhadores.
O objetivo principal é proporcionar o máximo de conforto e segurança, visando um desempenho eficiente e eficaz. Para tanto, a legislação exige a realização da Análise Ergonômica do Trabalho (AET).
Analise os aspectos ergonômicos do ambiente de trabalho
A Análise Ergonômica do Trabalho permite verificar os riscos ergonômicos nos postos de trabalho e indicar soluções ergonômicas visando a sua eliminação ou redução, proporcionando um ambiente ideal para a realização das atividades no escritório, de maneira eficiente e eficaz.
Ofereça móveis e equipamentos ergonômicos
Uma vez identificados os riscos laborais, uma das principais providências é oferecer móveis e equipamentos ergonômicos que atendam aos diferentes biotipos dos colaboradores, como:
- apoio para os punhos — para evitar a tendinite provocada pelo erro postural ao digitar;
- descanso para os pés — equipamento que ameniza a sobrecarga nas pernas na posição sentada, sendo fundamental para as pessoas que apresentam altura incompatível com as cadeiras do escritório;
- cadeiras ergonômicas — oferecem regulagem para o posicionamento correto dos membros e das costas, sendo fundamentais para adaptação à anatomia do colaborador;
- luminosidade ideal — incidência correta de luz, adaptada ao ambiente de trabalho.
Estabeleça programas de estímulo a exames médicos periódicos
Além de ser uma das principais medidas que a empresa pode tomar para cuidar da saúde de seus colaboradores, os exames médicos periódicos são obrigatórios de acordo com a legislação de saúde e segurança do trabalho. Nesse sentido, é importante estabelecer programas que estimulem os exames preventivos para controlar o absenteísmo e melhorar a qualidade de vida.
Promova campanhas de saúde e ofereça ginástica laboral
Promover campanhas de saúde, como as que envolvem exercícios físicos, conscientizam os colaboradores sobre a importância da adoção de práticas que evitam riscos de lesões físicas e melhoram o humor e a concentração.
A ginástica laboral consiste em uma série de exercícios ergonômicos que ajudam a manter uma boa postura, relaxam os músculos e proporcionam mais energia e bem-estar, reduzindo ou evitando as lesões por esforços repetitivos. Com isso, a empresa melhora a produtividade e o clima organizacional.
Ofereça um bom plano de saúde empresarial
A oferta de um bom plano de saúde empresarial ou a possibilidade de migração de planos, proporciona benefícios para ambas as partes, sendo um dos principais instrumentos para a atração e retenção de talentos. Além disso, esse é um fator de diferencial competitivo para as empresas.
Reveja o ritmo e a jornada de trabalho
É fundamental que a empresa avalie as políticas de produtividade adotadas e faça ajustes, a fim de proporcionar um ambiente de trabalho sem exigências excessivas. Nesse sentido, é importante considerar que a qualidade de um produto ou serviço requer equilíbrio nas relações de trabalho.
Como vimos, os riscos ergonômicos no escritório afetam diretamente a saúde dos colaboradores, interferindo no desempenho das atividades e na produtividade da empresa. Para evitá-los, é fundamental observar as normas sobre ergonomia e adotar políticas internas que visem o conforto e bem-estar para o desempenho ideal das atividades.
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