Todo plano de saúde é uma benção na hora que precisamos de uma consulta ou um atendimento específico. Mas a pergunta é, o que fazer quando precisamos de um atendimento que o convênio não cobre?
Para saber o que fazer nessa situação, fique com a gente nesse texto. Iremos falar tudo sobre o reembolso nos planos de saúde!
O que é o reembolso, afinal?
O reembolso é o valor que o beneficiário pode solicitar ao plano de saúde pelos atendimentos médicos, cirurgias, procedimentos e exames, quando esses não fazem parte da rede credenciada. Trata-se de um direito do contratante garantido pela Lei nº 9.656/98, que dispõe sobre os planos e seguros privados de assistência à saúde.
Quando é possível pedir o reembolso do plano de saúde?
O reembolso será autorizado caso o contratante adquira um plano que contenha esse benefício e, por isso, é preciso atenção na hora de assinar o termo de compromisso.
Também é possível solicitar o reembolso quando a região do associado não possui estrutura ou profissionais credenciados para atender determinado tipo de situação, mesmo que seja um serviço oferecido na cobertura do plano.
Em situações como essa, o beneficiário precisará arcar com os custos do procedimento particular. E, em seguida, poderá solicitar o reembolso no plano de saúde.
Embora não seja um caso obrigatório, muitas operadoras também oferecem a possibilidade de reembolso caso o usuário do plano tenha preferência por se consultar com um especialista que não tenha credenciamento na rede.
Vale lembrar que o reembolso pode ser solicitado em consultas, cirurgias eletivas, emergências e internações em hospitais.
Tem prazo para pedir o reembolso?

Os prazos variam de acordo com a operadora. As normas e políticas internas devem constar no contrato do plano contratado.
Por essa razão tenha sempre em mãos seu contrato e todos os papéis necessários para exigir seu reembolso.
Como as operadoras calculam o valor do reembolso?
A lei 9656/98, assegura a qualquer beneficiário o direito de restituição com despesas médicas e hospitalares. Entretanto, não estabelece os valores ou percentuais específicos, pois cada operadora calcula de acordo com seus gastos.
Para ficar por dentro de todas as informações, é sempre melhor falar com alguém que entende do assunto e possa te ajudar com todas as dúvidas possíveis. Por isso, a DocX está apta a te ajudar no que for preciso! Nos mande uma mensagem e iremos lhe oferecer o melhor atendimento possível!
