Como funciona o plano de saúde para doenças pré-existentes?

Como funciona o plano de saúde para doenças pré-existentes?

Muitas pessoas se preocupam com a saúde, e para se prevenirem buscam realizar atividades físicas e ter refeições saudáveis, no entanto, há muitas pessoas que desde sempre ou há determinado tempo sofrem de alguma doença, chamada de doenças pré-existentes e muitas dessas pessoas tem dúvidas sobre como funciona o plano de saúde para doenças pré-existentes

Geralmente, quem sofre de alguma doença pré-existente vai ao médico com alguma frequência, e por isso, muitas vezes, por questões financeiras, a melhor coisa a se fazer é contratar um plano de saúde. 

Nesse artigo vamos esclarecer algumas dúvidas para quem sofre de alguma doença pré-existente e está pensando em contratar um plano de saúde.

O que são as doenças pré-existentes?

As doenças pré-existentes são doenças ou lesões onde o indivíduo que a possui saiba da sua existência antes de contratar o convênio medico, ou seja, o segurado precisa ter ciência da sua lesão ou doença atual, pois caso ele assine o contrato do plano médico e só depois afirmar sofrer de alguma doença, ela pode não ser considerada preexistente. 

Quais são as doenças pré-existentes?

Quais são as doenças pré-existentes?

Há várias doenças que podem ser consideradas pré-existentes, vamos citar aqui as mais comuns, que geralmente são: anemia, hipertensão, câncer, hérnia, doenças cardíacas, fazendo hemodiálise, cirurgia de grande porte recente ou realizadas há poucos anos atrás, problemas ortopédicos e outras.

Muitas operadoras de convênio encontram obstáculos na hora de oferecer contratos de plano de saúde para quem já possui uma doença pré-existente, isso pois apresenta coberturas muito caras, no entanto, é determinado por lei que nenhuma pessoa pode ter o seu plano de saúde negado por ter uma doença pré-existente.

Período de carência para doenças pré-existentes

Um dos piores obstáculos de se adquirir um plano de saúde com doenças pré-existentes é o período de carência.

O maior período de carência é o para doenças pré-existentes que pode durar até 24 meses, ou seja, só após esse tempo, o segurado pode usufruir de exames e procedimentos relacionados à doença pré existente mencionada pelo segurado na hora da contratação. 

Outro fato importante, é que quando a apólice tem mais de 30 vidas, geralmente a empresa não precisa cumprir carências para doenças pré existentes.

Caso ainda não saiba como escolher um plano de saúde que caiba no seu bolso e se adeque às necessidades da sua empresa ou negócio, leia o nosso artigo sobre planos de saúde empresariais e tire as suas dúvidas  

Esse foi mais um conteúdo da DocX Corretora, e se você está procurando alguma corretora para fazer uma cotação ou tirar dúvidas, entre em contato conosco, oferecemos os melhores planos de saúde do mercado!