Plano de saúde: por que oferecer aos colaboradores da empresa?

O plano de saúde é um dos benefícios mais valorizados pelos colaboradores. Ele faz toda a diferença quando há necessidade de fazer um acompanhamento médico preventivo ou o tratamento de alguma doença ou problema, afinal, o atendimento público ainda peca em qualidade.

Oferecer esse tipo de benefício em sua empresa é um excelente investimento, uma vez que as vantagens não recaem apenas sobre os colaboradores. Os reflexos positivos se estendem para toda a organização, beneficiando também o seu negócio.

Para que você entenda melhor, preparamos este artigo listando alguns motivos que explicam por que você deveria oferecer essa assistência de saúde para os seus colaboradores. Veja, ainda, algumas dicas de como escolher o plano ideal para sua equipe. Continue lendo!

Como o plano de saúde funciona

O plano de saúde empresarial funciona basicamente da mesma forma como aqueles contratados por pessoas físicas. É pago um valor mensal para a operadora, e os beneficiados podem utilizar os serviços médicos, como aqueles ambulatoriais ou hospitalares, consultas, exames, entre outros procedimentos disponíveis de acordo com o tipo de plano escolhido.

No entanto, a diferença principal entre esses produtos é que o plano destinado para empresas é coletivo. Ou seja, os benefícios são os mesmos para todos os colaboradores.

Outra característica é a coparticipação, que pode ou não existir, de acordo com o plano contratado. Nesse caso, um percentual dos serviços utilizados pelo colaborador é pago por ele mesmo, e o restante, pela própria empresa.

No que se refere à abrangência, também há variações. O plano pode ser destinado para os profissionais do quadro efetivo e ofertado para menores aprendizes, estagiários, funcionários temporários, gestores e sócios.

Motivos para oferecer plano de saúde aos colaboradores

Conforme citamos, o serviço de saúde público apresenta algumas falhas. As longas filas de espera, a carência de profissionais e a baixa oferta de alguns exames e procedimentos prejudicam muito as ações preventivas e o acompanhamento médico. Essa é uma das razões para você oferecer um plano para os seus colaboradores.

No entanto, ela não é a única, porque existem ainda outros motivos para fazer isso. Todos eles devem ser considerados, uma vez que o plano de saúde se caracteriza como um investimento estratégico, capaz de melhorar a produtividade da empresa de um modo geral e elevar a qualidade do serviço. A seguir explicamos com mais detalhes.

Aumento da produtividade

O equilíbrio da saúde física e mental é uma questão muito importante para garantir o bom desempenho de um trabalhador. Afinal, quando ele está se sentindo bem, se concentra melhor em suas atividades e consegue produzir mais.

Considerando o coletivo, ao oferecer um plano de saúde para os seus colaboradores, a produtividade da empresa melhora, já que toda a equipe trabalha de forma mais engajada, em sincronia, respeitando prazos e alcançando metas.

Diferencial competitivo

O sucesso de uma empresa depende muito dos profissionais que atuam nela. Por isso, as organizações estão sempre em busca dos melhores candidatos. Para que você tenha currículos ricos em sua mesa, é importante ter um diferencial competitivo que atraia a atenção dessas pessoas, e o plano de saúde é uma boa opção.

Mas ele não faz diferença somente nesse sentido. Esse diferencial competitivo também é percebido pelos clientes da sua empresa, que percebem a preocupação em valorizar os funcionários e passam a olhar para ela com mais interesse, em função da imagem positiva que foi construída.

Retenção de talentos e redução do turnover

Além de atrair novos profissionais, ao oferecer uma assistência médica de qualidade para os seus colaboradores, você aumenta a satisfação deles com seu local de trabalho, o que contribui com a retenção desses talentos. Consequentemente, reduz o turnover e minimiza custos com demissões e contratações.

Menos afastamentos

Problemas de saúde são os principais motivos para os afastamentos do trabalho. Além das faltas, alguns colaboradores precisam de licença e, dependendo do tipo de doença a ser tratada, há um desfalque da equipe. Mas, ao oferecer o plano de saúde, eles podem fazer o acompanhamento médico constante, evitando que problemas se agravem.

Maior segurança no trabalho

O profissional saudável, além de produtivo, se mostra mais concentrado, e isso aumenta a sua segurança no trabalho. No entanto, imprevistos podem acontecer e, em casos de acidentes, a empresa consegue oferecer um amparo completo para o profissional, o que evidencia a sua preocupação com o fator humano.

Relacionamento mais saudável com a equipe

Ao oferecer mais do que o salário para os seus colaboradores, você cativa a simpatia deles, e isso leva a um relacionamento mais saudável com a sua equipe. Dessa forma, fica mais fácil gerenciar o pessoal, além de contar com o engajamento desses profissionais.

Melhoria do clima organizacional

O cuidado com a saúde física e mental proporcionada pelo plano de saúde também contribui com a melhoria do clima organizacional. Isso porque seus colaboradores estarão satisfeitos, saudáveis e comprometidos, o que torna o ambiente da empresa muito mais agradável.

Dicas para escolher o plano de saúde ideal

Para que você consiga desfrutar de todas as vantagens proporcionadas pelo plano de saúde empresarial, é importante que faça uma boa escolha daquele que será contratado. Existem muitas opções no mercado, mas nem todas elas atendem exatamente ao que sua equipe precisa.

Sendo assim, veja a seguir algumas dicas para escolher o plano ideal, a fim de fazer um investimento estratégico e que traga somente benefícios.

Qualidade do atendimento

Ao fazer contato com a corretora ou a seguradora, verifique como se dá o atendimento. Veja se existe a preocupação em oferecer respostas rápidas, se há atenção com as suas necessidades e se esse processo é personalizado e não padronizado para todos os clientes.

Tipos de cobertura

Existem diferentes tipos de cobertura de plano de saúde que atendem a necessidades distintas. É interessante verificar o que os seus colaboradores precisam para escolher o produto ideal, que disponibilize consultas, especialistas, tratamentos, exames, laboratórios, entre outros.

Custo-benefício

Para calcular o custo-benefício de um plano, é interessante que você tenha o suporte de uma corretora. Desse modo, fica mais fácil conhecer as opções disponíveis, o que cada uma delas abrange e comparar com o custo mensal para saber qual é mais vantajosa.

Tempo de carência

Ao fazer a contratação de um plano, também será necessário observar se há carências contratuais para que os colaboradores comecem a desfrutar dele.

Para que você possa escolher um plano de saúde tendo a certeza de que ele está adequado ao perfil dos seus colaboradores e às necessidades da sua empresa, é interessante contar com uma corretora. Assim, você terá o suporte de profissionais é optará por um serviço que trará somente benefícios, impactando positivamente todo o seu negócio.

Precisa de ajuda para escolher um bom plano de saúde? Entre em contato conosco e converse com nossos profissionais para conhecer algumas opções interessantes!