Qual tipo de acomodação contratar no plano de saúde com coparticipação: Enfermaria ou Apartamento?

Qual tipo de acomodação contratar no plano de saúde com coparticipação: Enfermaria ou Apartamento??

Escolher um bom plano de saúde não é uma tarefa fácil, é preciso se atentar a todos os detalhes para que o paciente não se veja insatisfeito futuramente. Um importante fator na escolha do plano de saúde é decidir qual tipo de acomodação você deseja contratar em casos de internação ou cirurgias. Por isso, nesse artigo iremos abordar as diferenças entre as acomodações de enfermaria e de apartamento no plano de saúde com coparticipação e daremos informações para ajudar você a escolher a acomodação ideal.

Primeiramente, vamos esclarecer o que é um plano de saúde com coparticipação e sem coparticipação.

O que é um plano de saúde sem coparticipação?

É o plano de saúde que cobre integralmente todos os gastos médicos do paciente, desde consultas até internações e cirurgias. Nesse caso, o paciente não divide as mensalidades com a empresa e paga sozinho o valor integral do plano de saúde. 

Se for um plano de saúde empresarial, essa quantia provavelmente será descontada na folha de pagamento do funcionário. Caso queira saber um pouco mais sobre como escolher o melhor plano de saúde empresarial, leia o nosso artigo “Quais são os tipos de plano de saúde empresariais e como escolher o melhor para a sua empresa?

A boa notícia do plano de saúde sem coparticipação é que o paciente não irá pagar nenhuma taxa adicional ao usar o convênio, independente de como usá-lo, seja fazendo consultas ou exames.

Apenas pagará um único valor fixo em sua mensalidade.

A escolha do plano sem coparticipação é vantajosa em casos onde o paciente faz uso contínuo do convênio, como por exemplo, tratamento de doenças crônicas ou preexistentes, idosos, bebês e gestantes.

O que é um plano de saúde com coparticipação?

É o plano de saúde que não irá cobrir todos os gastos, sendo assim, o convênio médico cobre uma parte das despesas e o paciente paga o restante, vale lembrar que essa cobertura é feita para exames e consultas. Em casos de internações, emergências e cirurgias são 100% cobertas pelo plano de saúde, sem que o paciente pague. O valor máximo cobrado pelas empresas é de até 40% do serviço prestado, porém toda utilização vem cobrado uma taxa pelo uso do serviço e a boa notícia é que essa taxa costuma ser bem pequena.

Ao adquirir o plano de saúde com coparticipação, o paciente irá pagar mensalidades mais baratas, pois o  valor será dividido com o convênio.

De modo geral, o funcionário terá que dividir a mensalidade com a empresa todos os meses.Caso o paciente use o convênio médico para exames e/ou consultas, ele terá que pagar uma pequena taxa adicional para a operadora do plano de saúde.

Caso você faça exames e consultas de forma esporádica, não muito frequente, a escolha do plano de saúde com coparticipação se torna vantajosa por ser a melhor escolha para economizar dinheiro. 

Quais as diferenças entre o plano de saúde enfermaria e apartamento?

Quais as diferenças entre o plano de saúde enfermaria e apartamento?

A principal diferença é a privacidade. Ao escolher a acomodação em apartamento, o paciente terá um quarto só seu, com banheiro exclusivo e com horário de visitas mais amplo. 

Já a acomodação enfermaria, que também pode ser chamada de acomodação coletiva, o paciente divide o quarto com dois ou mais pacientes, além de compartilhar o único banheiro existente no quarto. As acomodações de enfermaria possuem uma escala de horários de visitas mais restrita e geralmente pode ter apenas um acompanhante. 

Há ainda outras diferenças entre essas duas acomodações hospitalares, como por exemplo 

Preço

O preço é um dos principais diferenciais na hora de escolher as acomodações. A acomodação em enfermaria é mais barata por ser coletiva, não ter uma flexibilidade de horários de visita tão ampla, além do fator da privacidade. Portanto, ao escolher a acomodação apartamento, é evidente que você terá uma privacidade maior, possuirá algumas vantagens no horário de visita, entre uma série de fatores que explicam o porquê do apartamento ser uma opção mais cara. 

No entanto, você deve levar em consideração o que é melhor para você e o que caberá no seu bolso. 

Horário de visita

Na opção de enfermaria, o horário de visita é mais restrito e geralmente se limita ao horário comercial com poucos intervalos. Ao dividir o quarto com outros pacientes, as visitas precisam ser regulamentadas de forma que não cause incômodo algum nos outros pacientes presentes.

Já na opção apartamento, é oferecido um quarto exclusivo para cada paciente, isso faz com que haja uma flexibilidade maior nos horários de visita.  

Acompanhante

Por lei, independente se a acomodação é enfermaria ou apartamento, o paciente que tiver menos de 18 anos ou maior de 60 anos tem direito a um acompanhante. 

Na enfermaria não é possível que o paciente tenha algum acompanhante fora da restrição citada acima. Já na opção apartamento, talvez possa haver essa possibilidade, basta analisar o contrato de seu convênio.

Qual tipo de acomodação escolher ao contratar o plano de saúde?

Qual tipo de acomodação escolher ao contratar o plano de saúde?

Tudo dependerá do que o paciente considerar importante. Não há como afirmar que uma acomodação é boa e outra ruim, ambas são eficazes e vão atender as suas necessidades básicas como paciente. 

O segundo ponto, dependerá do quanto você está disposto a pagar pelas acomodações, caso você seja uma pessoa que faz o uso frequente do plano de saúde, ou que apresente necessidade de ficar numa acomodação mais exclusiva e confortável, a melhor escolha é apostar em um plano de saúde com acomodação apartamento. Como já vimos nesse artigo, se o paciente for uma gestante ou pessoa idosa, talvez seja mais adequado priorizar um quarto exclusivo com mais privacidade, a escolha da opção apartamento é mais vantajosa nessa situação.

Porém, se você usa o convênio médico com pouca frequência e não está disposto a pagar mais para ter uma acomodação com maior conforto e privacidade, escolha o plano de enfermaria. 

É claro que em casos de pessoas que não possuem algum histórico médico, não há como saber quando irá se precisar de uma cirurgia ou internação de emergência, entretanto, é possível se resguardar se porventura for necessário. 

Ao fim deste artigo esperamos que você tenha entendido a diferença entre as acomodações de apartamento e enfermaria no plano de saúde com coparticipação. Agora que ficou muito mais claro qual tipo de acomodação escolher em seu plano de saúde, caso deseje saber mais sobre planos de saúde,  fale com  a Docx Corretora temos profissionais experientes para te orientar.