Campanha de saúde nas empresas: como engajar seus colaboradores?

Preocupar-se com a saúde dos seus funcionários é essencial para garantir o bom andamento dos negócios. Nesse sentido, promover campanhas de saúde nas empresas é indispensável para conscientizar os colaboradores sobre a importância da adoção de práticas que evitam riscos e melhoram a sua qualidade de vida.

Basicamente, uma campanha de saúde é composta por ações que visam aumentar a disposição e estimular cuidados por parte dos funcionários. Isso é feito a partir da disponibilização de informações, conscientização e educação da sua equipe sobre um determinado tema. Esse evento tem data de início e fim e funciona como uma estratégia, já que ajuda no engajamento dos trabalhadores e traz impactos positivos para os negócios.

Quer obter melhores resultados na campanha de saúde da sua organização? Confira, a seguir, como estimular a participação dos seus colaboradores nesse evento!

Realize palestras

As palestras são essenciais para que os trabalhadores parem por um momento e dediquem um tempo apenas para escutar sobre o assunto tratado na campanha de saúde. Para isso, reserve uma sala confortável e reúna sua equipe.

Prepare o material a ser utilizado na palestra, que pode falar sobre os males do tabagismo, do uso excessivo do álcool e a importância de realizar uma atividade física. O ideal é chamar um profissional especialista no tema para conscientizar e tirar as dúvidas dos funcionários.

Espalhe folders

O compartilhamento de informações é imprescindível para manter o seu time em alerta a respeito da campanha de saúde.

Levando isso em consideração, espalhe folders com informações breves e objetivas sobre o assunto. De preferência, coloque-os em lugares estratégicos e de fácil visualização, como nos corretores e ambientes coletivos.

Promova atividades físicas

Além de conscientizar os colaboradores, é preciso estimulá-los a praticar atividades físicas, o que é indispensável para aumentar a qualidade de vida e a disposição dos mesmos. Portanto, determine dias da semana para que os trabalhadores possam fazer exercícios aeróbicos leves. Disponibilize um local adequado e um profissional que possa auxiliar a sua equipe para evitar acidentes, se este cenário não for possível incentive-os a realizar alongamentos ao longo do dia.

Incentive o consumo de água e alimentação saudável

Uma campanha bem-sucedida é aquela que transforma os hábitos das pessoas não só no seu período de vigência, mas permanentemente. Sendo assim, incentive o consumo de água e alimentação saudável — dois fatores fundamentais para a prevenção de doenças, como problemas nos rins, diabetes e pressão alta.

Caso a empresa tenha cantina ou restaurante, recomenda-se disponibilizar opções de alimentos mais nutritivos e saudáveis. Também vale distribuir frutas como sobremesa e presentear os funcionários com garrafinhas de água com a logomarca da companhia para que mantenham a hidratação.

Crie programas de benefícios

Quando os seus colaboradores fizerem um bom trabalho ou atingirem uma meta, procure conceder um benefício, que pode ser desde um bônus no salário até um curso ou uma viagem. Dessa maneira, você incentiva a equipe a adotar boas práticas, evitando acidentes ou situações que sejam maléficas para a sua saúde física e mental.

Ao promover campanhas de saúde nas empresas, é possível colher diversos benefícios. Afinal, os trabalhadores tendem a se cuidar mais, ficando mais dispostos e produtivos no seu dia a dia.

Gostou deste post? Curta a nossa página no Facebook e acompanhe conteúdos exclusivos!