Muitas pessoas, principalmente mulheres, têm dúvidas a respeito do tempo de carência ao se contratar um plano de saúde durante a gravidez ou até quando se está planejando ter um bebê. Por isso, iremos esclarecer todas as dúvidas sobre a carência no plano de saúde durante a gravidez.
Quanto é o tempo de carência para parto?
Por lei, a mãe pode usufruir do plano de saúde para realização do seu parto, entretanto, ela não pode adquirir o plano de saúde estando gestante. Caso ela contrate o plano grávida, ela terá direito somente ao pré-natal, respeitando as carências estipuladas pelo o plano.
Independente de qual seguradora você tenha fechado o contrato, de acordo com a lei, os serviços de parto só podem ser disponibilizados após os 300 dias de carência. Então, tome cuidado se alguma operadora te oferecer um plano de saúde que não cubra esse prazo.
Tem a possibilidade de quebrar essa carência?
Apenas se for um caso de urgência ou emergência, onde há risco de vida para a mãe ou ao bebê pode-se quebrar o prazo de carência.
Caso durante a gravidez, haja a necessidade de fazer exames específicos por complicações durante o período de gravidez, algumas carências também são reduzidas. Não deixe de se atentar aos detalhes na hora da contratação.
Qual plano de saúde cobre parto?
Todo e qualquer plano de saúde com cobertura obstétrica deve cobrir o serviço de parto. Mas, devemos salientar que a cliente não pode ingressar no plano de saúde estando grávida.
Caso esteja a procura de uma operadora para te ajudar a tomar a melhor decisão na hora de contratar um plano de saúde, fale com um de nossos especialistas!
Recém-nascido tem direito a plano de saúde?

Sim! Caso a mãe já tenha contratado um plano de saúde, após o nascimento, a criança tem que ser incluída na apólice antes de completar 30 dias de vida do bebê, para que ele carregue as isenções das carências já cumpridas pela mãe. Se ele apenas tiver sido incluído na apólice após 30 dias de nascido, o bebê deverá cumprir todas as carências contratuais estabelecidas pelo plano.
Após a inclusão do bebê no plano de saúde dentro do prazo estabelecido, ele terá direito a qualquer procedimento médico e tratamento, sem ter nenhum prazo de carência.
Se você tiver dúvidas a respeito da contratação do plano de saúde durante o período de gravidez, leia a nossa outra matéria no blog e saiba mais.
Contratar um plano de saúde é uma ótima opção caso esteja planejando ter um filho, então procure por uma seguradora de confiança. A DocX Corretora trabalha com os melhores planos de saúde do mercado, nós te ajudaremos a escolher o que melhor se encaixa de acordo com a sua necessidade! Entre em contato conosco e tire as suas dúvidas.