Se você tem, ou sabe um pouco sobre planos de saúde, já deve ter ouvido falar de plano de saúde com coparticipação. Muitas perguntas se envolvem diante desse modelo de plano, e é por isso que nesse texto iremos explicar direitinho para vocês.
O que é um plano com coparticipação?
Depois que você escolhe a modalidade do seu convênio de saúde, é a vez da contratação. Existem duas formas: sem coparticipação e com participação.
Um plano de saúde com coparticipação permite que os usuários paguem um valor mensal reduzido para manter o vínculo, enquanto consultas e outros serviços, como exames e tratamentos, e nele incluem custos extras específicos. Em alguns casos, a própria empresa assume essa mensalidade e o usuário se responsabiliza apenas pelos valores referentes aos serviços utilizados.
Na prática, é uma alternativa que promove mais flexibilidade, criando uma relação de proporcionalidade entre custo e utilização. Em outras palavras, quem usa pouco os serviços do plano de saúde tem menos custos do que um usuário que acessa consultas e exames com mais frequência.
Motivos para contratar um plano coparticipativo

O valor mais barato da mensalidade é um dos benefícios mais ‘visíveis’ para quem opta por um plano de saúde com coparticipação. Isso é possível porque, ao ter de pagar uma taxa a cada vez que utiliza o convênio, os usuários passam a fazer uso mais consciente do plano, reduzindo, por consequência, os custos da operação. No entanto, a qualidade do serviço é a mesma.
Outro motivo para se ter essa categoria de plano, é a cobrança. O valor da mensalidade é pago diretamente para a operadora do convênio médico no prazo certo, junto do vencimento do boleto.
Além disso, vale lembrar que a coparticipação é cobrada apenas quando há utilização do plano. No caso de consultas e exames, essa cobrança é feita em percentual, com base na tabela referência da operadora de saúde. Já em caso de internações, possuem valores fixos e são informados, de forma detalhada, pela operadora de saúde, com total transparência.
Como funciona a cobrança do plano com coparticipação?
A operadora do plano de saúde define a taxa a ser paga pelo beneficiário de acordo com cada procedimento realizado e, além do recomendado pela ANS, ele jamais pode pagar o valor total do procedimento.
Além disso, não existe uma definição de limite mensal ou anual para as coparticipações, apesar de algumas operadoras/seguradoras definirem um limite mensal para desconto; ao qual o valor excedente é jogado para desconto no mês subsequente. E o prazo para cobrança de coparticipação em plano de saúde costuma ser descontado na folha de pagamento em até 90 dias após o procedimento.
Gostaria de saber mais detalhes indispensáveis na hora de contratar um plano de saúde com coparticipação? Entre em contato agora mesmo com a DocX Corretora, somos uma das maiores corretoras do mercado.