Saúde é um patrimônio que interessa a todos, já que traz benefícios para os colaboradores e para a empresa. Por sua vez, a manutenção da saúde requer a realização de exames preventivos periodicamente, para a garantia de que tudo está bem.
Uma empresa que labora com qualidade de vida de seus colaboradores gasta menos e produz mais, ou seja, é mais eficiente no que faz. Contudo, para alcançar esses benefícios é necessário atenção e cuidado, de modo a se antecipar aos males que podem atingir qualquer um.
Continue a leitura e entenda a relação entre exames preventivos e economia na empresa.
Contribuição dos exames preventivos na redução de custos
A realização de exames preventivos de modo regular viabiliza o cuidado para detectar irregularidades com a saúde. Desse modo, se algum mal inicia seu desenvolvimento, pode ser combatido logo no começo com grandes possibilidades de sucesso.
Ações dessa natureza, que visam maior atenção com a saúde dos colaboradores, são capazes de reduzir custos, mas também de melhorar a eficiência e a produtividade no trabalho. Veja algumas contribuições da prática costumeira de exames preventivos junto aos colaboradores.
Controle do absenteísmo
A redução do absenteísmo na empresa é um dos primeiros efeitos positivos para a organização, como resultado da adoção de exames preventivos. Desse modo, sua implantação como prática costumeira permite identificar alguma fragilidade ou distúrbio antes que cresça e se manifeste como impeditivo da continuidade do trabalho.
Cada falta ao trabalho pode ser uma unidade de custo muito elevada para a empresa. Por essa razão, controlar o absenteísmo constitui medida indispensável para a redução dos gastos em qualquer empreendimento.
Além disso, desenvolver hábitos mais saudáveis e realizar exames preventivos regularmente é capaz de permitir mais qualidade de vida e, com isso, melhor produtividade no trabalho. Em um ambiente assim, as ausências se reduzem significativamente.
Promoção da qualidade de vida
A saúde, em qualquer lugar, é o principal pré-requisito para uma vida de qualidade. Assim, evitar abalos na condição de saúde do colaborador é um importante passo para aprimoramento de uma vida mais equilibrada e saudável.
Nesse sentido, construir bons hábitos que imprimam a marca do bem-estar se traduz em redução de custos com tratamentos e afastamentos bem mais onerosos. Ao mesmo tempo, um ambiente saudável é sujeito a menos desatenções, erros e falhas que oneram a produção.
Prevenção de danos em situações de risco
Muitas atividades profissionais têm riscos inerentes à própria natureza do trabalho. Esses riscos podem ser superados com atenção e cuidado, e pela adoção de procedimentos padrão, assim como pelo uso dos respectivos equipamentos de proteção individual (EPIs).
Quando um trabalhador realiza exames preventivos regularmente, qualquer deficiência ou distúrbio que surja pode ser identificado antes que se torne um problema. Assim, por exemplo, uma deficiência qualquer pode ser responsável por uma reação errada ou uma dificuldade de tomar a medida correta.
De modo geral, essas são circunstâncias responsáveis pela ocorrência de acidentes comuns. Nesses casos, a prevenção pode evitar os efeitos de danos maiores descobrindo e tratando antes que ocorram.
Dicas para incentivar a realização de exames
Já está clara a importância dos exames preventivos, tanto para o colaborador como para a empresa. No entanto, é preciso incentivar a todos para que se torne um hábito incorporado e se transforme em rotina. Veja algumas dicas para conseguir esses resultados.
Elabore ciclos de educação em saúde
Uma das formas de estimular a realização de exames preventivos entre os colaboradores da empresa é tratando do assunto saúde e da importância dos cuidados que devem ser adotados. A promoção de ciclos de palestras e apresentações de vídeos com a temática de educação em saúde é um forte instrumento de indução.
Esses encontros devem sempre abordar a importância dos exames, assim, como mostrar os riscos de desconsiderar esse cuidado. Use de criatividade e envolva os colaboradores criando oportunidades para abordar o tema, isto é, a necessidade da realização dos exames periodicamente.
Incentive as lideranças a darem o exemplo
Os líderes da organização, de gerentes a chefes de equipe, devem eles mesmos tomar a iniciativa de procurar a realização dos exames preventivos. Do mesmo modo, é importante fazer com que os colaboradores saibam que a liderança adota ações dessa natureza, a fim de criar uma cultura da prevenção.
Dessa maneira, considere utilizar essas decisões como uma estratégia de RH da empresa e incrementar sua implementação junto aos líderes. Uma abordagem interessante é fazer referência às iniciativas pessoais durante as atividades de educação em saúde realizadas.
Flexibilize os horários para facilitar a ida aos exames
Poder dispor de horário flexível para viabilizar a realização dos exames é um grande facilitador para incentivar as iniciativas dos colaboradores. É uma forma da empresa fomentar a prática e mostrar que facilita as coisas para que os exames sejam feitos. Ao mesmo tempo, se elimina a desculpa da falta de tempo.
Considere que tudo o que a empresa fizer para tornar mais fácil para o colaborador realizar os exames preventivos será de grande valia. A própria liderança pode organizar um cronograma com adequações nos horários em razão das inciativas do pessoal de sua equipe.
Engaje a empresa nas campanhas oficiais
Os governos das três esferas (federal, estadual e municipal) periodicamente promovem campanhas de saúde voltadas para a realização de exames médicos, às vezes, específicos. São exemplos conhecidos o Outubro Rosa, para o exame de mama, e o Novembro Azul, para o exame de próstata.
Uma boa ideia é aproveitar essas campanhas oficiais e engajar-se nelas. Na verdade, é uma forma da empresa trazer para seus colaboradores o esforço institucional do governo, incentivando os exames preventivos. Geralmente alcança sucesso, pois já tem a iniciativa oficial de divulgação para a população.
Dessa forma, tomar medidas na gestão da empresa, voltadas para os exames preventivos, é uma boa estratégia para obter bons resultados junto aos colaboradores. Como se viu, cuidar preventivamente da saúde de todos é cuidar da saúde da própria empresa.
Se você gostou deste post, compartilhe com seus amigos nas redes sociais. Com isso, você facilita o acesso ao conhecimento e às dicas para os cuidados preventivos com a saúde.