Muitas pessoas não sabem ou ainda têm muitas dúvidas quando o assunto é reajuste de faixa etária no plano de saúde. Há quem ache que o preço do plano é determinado pelo tipo de plano, mas esse é apenas um fator na precificação.
O preço do plano de saúde irá depender principalmente da idade do contratante e de sua rede credenciada. Entenda, nesse artigo, como funciona a faixa etária nos planos de saúde e escolha o melhor plano para você e sua família.
Ao contratar um plano de saúde, você não terá um preço fixo mensal, o seu plano passará por alguns reajustes de preço anualmente. O único reajuste de valores é o anual , podendo haver mais um aumento por faixa etária caso o cliente esteja mudando de faixa etária
Acompanhe a leitura, neste conteúdo vamos falar sobre os seguintes tópicos:
- Como funciona o reajuste por faixa etária?
- Quais são as faixas etárias para reajuste do plano?
- Suspensão do reajuste em 2020
- Procurando um plano de saúde barato? Conheça a DocX Corretora
Como funciona o reajuste por faixa etária?

O reajuste por faixa etária existe por conta do maior uso de serviços, consultas e exames complexos que chegam (na maior parte das vezes) conforme mais velho ficamos. Vale ressaltar que o reajuste por faixa etária acontece de cinco em cinco anos, isso porque as faixas etárias contemplam 5 anos para mudança no valor. Você verá as faixas etárias mais para frente nesse artigo.
Quais são as regras?
As regras atuais estão vigentes desde 2004, o mesmo ano que o Estatuto do Idoso entrou em vigor. Esse mesmo estatuto vedou o reajuste de faixa etária nos planos de saúde para idosos, a partir de 60 anos. Por isso, o preço do plano de saúde 60+ não pode aumentar a cada ano por conta da idade. Lembrando que o plano pode sofrer alterações por outros motivos.
E é basicamente por isso que até os 59 anos, os planos de saúde sofrem aumento por faixa etária todos os anos.
Mas como isso funciona? Quantas faixas etárias existem? Quais são os índices de reajuste? Porque os reajustes previstos para as últimas faixas etárias são tão elevados?
Como saber se o reajuste etário aplicado ao seu contrato está correto?
Atualmente existem 10 faixas etárias e a ANS não interfere no índice do reajuste que a operadora do plano de saúde quer aplicar, desde que sejam respeitadas duas regras:
- Não pode haver uma variação superior a 6 vezes entre a primeira e a última faixa etária.
- A variação acumulada entre a sétima (44 anos) e a décima faixa etária (59 anos) não pode ser superior à variação entre a primeira e a sétima faixa etária.
Essas são as regras atuais do reajuste de planos de saúde, no entanto, existem regras antigas com faixa etárias diferentes das atuais, confira:
- Contratos assinados ou adaptados à lei a partir de 1º de janeiro de 2004 (acabamos de explicar)
- Contratos assinados antes de 1º de janeiro de 1999 e não adaptados à legislação atual
- Contratos assinados ou adaptados à lei entre 1º de janeiro de 1999 e 31 de dezembro de 2003
Quais são as faixas etárias para reajuste do plano?
Vamos falar sobre as faixas etárias para contratos assinados ou adaptados a partir de 2004, pois é a forma de classificação atual. Caso queira saber mais sobre a situação de reajuste do seu plano antigo, entre em contato com nossos corretores e atualize o seu plano de saúde.
A atual documentação ampliou os direitos das pessoas de 60 anos ou mais, alterando as faixas etárias nas quais são aplicados reajustes. Por isso, as divisões passaram a se iniciar aos 18 anos, permitindo aumentos a cada intervalo de 5 anos, conforme a regra:
0 a 18 anos
19 a 23 anos
24 a 28 anos
29 a 33 anos
34 a 38 anos
39 a 43 anos
44 a 48 anos
49 a 53 anos
54 a 58 anos
59 anos ou mais.
Suspensão do reajuste em 2020
Talvez, muitas pessoas se assustaram com os reajustes deste ano (2022), isso foi dado principalmente pela pandemia ocasionada pela COVID-19. Em agosto de 2020, a ANS suspendeu os reajustes dos planos de saúde entre setembro e dezembro do mesmo ano, devido à atual situação econômica da época.
Para os planos individuais ou familiares, não houve aumento por reajuste anual e nem a aplicação de variação de preço por causa de mudança de faixa etária do consumidor. Entretanto, os valores retroativos começam a ser cobrados em 2021 a partir de janeiro, divididos em 12 parcelas, o que desanimou muitos beneficiários com o seu plano de saúde atual.
Procurando um plano de saúde barato? Conheça a DocX Corretora

Agora que você entendeu como funcionam os reajustes por faixa etária do seu plano de saúde, fica mais fácil escolher um plano que atenda melhor às suas necessidades, da sua família e da sua empresa. Nós somos especialistas quando o assunto é plano de saúde, venha conhecer nossos planos!
DocX Corretora, a corretora que cuida de você. Fale com nossos atendentes pelo WhatsApp.