O setor de recursos humanos é vital para qualquer empresa. Isso porque uma boa gestão de RH contribui para o desenvolvimento e crescimento do negócio. Esse departamento é responsável por dois tipos de serviços: administrativos e estratégicos, que vão desde recrutamento e seleção até criação das políticas da organização. Qualquer falha nesses processos impacta negativamente na performance da companhia como um todo.
Levando isso em consideração, é imprescindível que os profissionais dessa área estejam sempre buscando novos métodos e ferramentas para aprimorar as suas atividades. Com os ajustes certos, é possível evitar gastos desnecessários, aumentar a motivação do seu time, elevar a produtividade e lucros da empresa, por exemplo.
Quer otimizar os seus processos? Acompanhe, a seguir, o guia completo que preparamos para que você melhore cada vez mais o seu RH. Boa leitura!
Otimize o processo de contratação
Antes de qualquer coisa, a melhoria do RH de uma organização precisa começar pela otimização do seu processo de contratação. Para que seja possível montar uma equipe forte, composta por profissionais capacitados, experientes e com disposição para contribuir com a empresa por um longo período, o RH tem que dedicar-se mais ao modo como os funcionários são contratados.
Nesse sentido, há diversas ações que podem ser tomadas, como o uso de mecanismos para a atração de talentos online. Isso permite que você conheça melhor os candidatos às suas vagas e convoque para a entrevista apenas aqueles que realmente se enquadram ao cargo.
Ofereça treinamentos para os colaboradores
Manter os seus colaboradores felizes, satisfeitos e motivados é essencial para engajá-los no cumprimento das metas do negócio. Uma das formas de conseguir isso é disponibilizando oportunidades para que eles possam desenvolver as suas competências profissionais e pessoais.
Reserve uma parte do orçamento mensal para oferecer treinamentos relevantes aos funcionários, como workshops, aulas online e minicursos. Esse investimento será muito bem recompensado, haja vista que o seu time vai adquirir novas habilidades que poderão ser aplicadas nas tarefas cotidianas e resultarão em melhores resultados para a companhia.
Deixe claro quais são as expectativas em relação ao colaborador
As falhas de comunicação estão entre as principais causas de erros na execução das atividades dentro de uma empresa. Diante disso, para que o colaborador seja capaz de entregar o resultado que você espera, é crucial que as suas expectativas em relação a ele sejam comunicadas de forma clara. Do contrário, você vai esperar ‘’X’’, mas o funcionário vai entregar ‘’Y’’, acarretando o retrabalho, que gera perda de tempo e de produtividade.
Sendo assim, o profissional de RH deve ser o mais claro possível no momento da contratação dos colaboradores, esclarecendo com detalhes quais são os comportamentos e atitudes desejadas de quem ocupa o cargo em questão. Não se esqueça de reforçar isso ao longo do tempo, para que o profissional continue focado e respeitando os requisitos impostos.
Trabalhe com programas de recompensas
O reconhecimento do desempenho dos seus colaboradores é indispensável para motivá-los a trabalhar cada vez melhor. Tenha em mente que as pessoas que são reconhecidas pelos resultados que apresentam tendem a ser mais produtivas, além de ficarem mais engajadas e felizes nas suas horas diárias de trabalho.
Portanto, reúna-se com os seus funcionários e converse sobre as suas necessidades. A partir daí, crie um programa de recompensas, com incentivos adequados ao seu time, e o cumpra à risca todas as vezes que as metas semanais ou mensais forem atingidas.
Alinhe o setor com os objetivos estratégicos da empresa
Quanto mais alinhado o RH estiver com os objetivos estratégicos da empresa, mais facilidade terá para traçar estratégias que vão de encontro às metas do negócio. Dito isso, determine os objetivos do setor de RH, considerando a visão e planos de negócios futuros do empreendimento. É preciso que esses objetivos de fato agreguem valor para a organização.
Se oferecer um atendimento de excelência ao cliente é um fator-chave da visão da empresa, coloque o treinamento e o desenvolvimento dos colaboradores entre os principais objetivos do RH, por exemplo.
Faça pesquisas de clima organizacional
As pesquisas internas para checar o clima organizacional são de grande utilidade para o setor de RH, pois ajudam a entender melhor em qual situação o ambiente de trabalho se encontra e, assim, orientar os funcionários sobre as suas funções e responsabilidades.
Com isso, você pode criar medidas que ajudem a melhorar o clima organizacional, tornando-o mais saudável e agradável para todos. O resultado disso são funcionários mais satisfeitos com o ambiente de trabalho e colegas, e que sentem prazer em trabalhar para a empresa.
Define as funções com clareza
Quando o colaborador sabe com exatidão quais são as suas funções, ele não deixa de cumprir com as suas tarefas ou realiza atividades que não lhe cabem, o que o faz ser mais produtivo. A vantagem disso é contar com um profissional menos estressado e mais focado no alcance de resultados. Por isso, descreva com riqueza de detalhes quais são as responsabilidades de cada cargo e transmita isso para os seus funcionários.
Adquira um software de RH
O uso da tecnologia é um grande aliado para a construção de uma gestão de RH mais eficiente. Nesse cenário, a implementação de um software de gestão de pessoas é uma importante estratégia para aperfeiçoar o RH, uma vez que ele otimiza diversos processos, como o arquivamento de dados dos colaboradores e o cálculo de pagamentos.
Ao utilizar essa ferramenta, o departamento elimina tarefas burocráticas e que tomam muito tempo, além de evitar o acúmulo de papelada, adicionar agilidade aos processos, potencializar a produtividade e impedir a ocorrência de falhas humanas.
Dê feedbacks constantes
No ambiente corporativo, o feedback é tido como um poderoso recurso de gestão. Se ele for incorporado às rotinas do RH, auxilia os colaboradores a compreender melhor em quais aspectos a empresa acredita que eles podem melhor e quais são os seus pontos positivos.
Contudo, vale dizer que o feedback tem que ser uma via de mão dupla. Isso significa que o colaborador também deve ter espaço e liberdade para expressar o que pensa sobre a empresa e os seus gestores. Com a adoção dessa medida todos podem crescer e melhorar em suas atividades.
Realize avaliação de desempenho
A falta de monitoramento do desempenho dos funcionários faz com que os gestores não saibam em qual direção a equipe está indo. Consequentemente, têm dificuldades para tomar medidas que revertam erros e coloquem o time nos trilhos novamente.
Perante essa circunstância, fazer uma avaliação de desempenho periodicamente é substancial para o departamento de recursos humanos saber qual rumo seguir. Essa avaliação pode se individual ou coletiva e serve como referência para criar programas de treinamento ou recompensas, promoções internas, dar reajustes salariais ou até mesmo tomar a decisão de desligar aquele funcionário que não está engajado com os objetivos da organização e não demonstra intenção em melhorar.
Organize um banco de dados
A inflexibilidade em relação à jornada de trabalho pode ser um fator de desmotivação para muitos colaboradores. Já que vez ou outra os profissionais podem ter compromissos externos e precisem chegar atrasados ou sair antes do horário.
Para flexibilizar a jornada de trabalho, uma boa dica é adotar o banco de horas, que nada mais é do que o armazenamento de horas extras, que posteriormente poderão ser trocadas por folgas. O recurso possibilita ao colaborador o equilíbrio entre a sua vida profissional e pessoal, o que reflete positivamente no seu rendimento no trabalho.
Crie um plano de carreira
Trabalhar durante anos para uma empresa, dedicar-se arduamente para a conquista das metas propostas, mas nunca ser reconhecido e não ter a perspectiva de alcançar novos patamares desmotiva qualquer funcionário. Afinal, se ele sabe que tem a possibilidade de crescer na companhia, ele tende a dar o melhor de si em cada tarefa.
Assim sendo, é altamente recomendado criar um plano de carreira, que determine os passos que cada colaborador vai dar na empresa até chegar aos cargos de maior projeção. Além de informar quais são as competências necessárias para os cargos e a expectativa da empresa quanto às funções. Os benefícios disso são a redução da rotatividade e o aumento da produtividade do negócio.
Estimule a criatividade
Estimular a criatividade é uma ótima forma de promover a integração entre os funcionários e a organização. Para tanto, desafie e incentive os colaboradores a encontrarem soluções criativas para os problemas que surgem na empresa, como a necessidade de reduzir custos. Nessa situação, você pode conceder prêmios e benefícios que sejam proporcionais à economia resultante das ideias e projetos criados pelos seus colaboradores.
Uma boa gestão de RH funcionará como um elo entre os funcionários e a diretoria da empresa, tendo como finalidade mostrar para a sua equipe que a organização é um bom local para trabalhar, além lhe fornecer as ferramentas necessárias para a execução das suas tarefas em alta performance. Com as dicas citadas aqui, você torna o seu RH mais estratégico e eficiente, aumentando o engajamento dos colaboradores — fator essencial para elevar a competitividade da empresa no mercado e as suas chances de sucesso.
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