O plano de saúde para empresas é contratado como um benefício para os funcionários. Desse modo, eles ficam protegidos contra uma série de riscos à saúde com a garantia de atendimento médico de alta qualidade.
Como geralmente é feito com a adesão de várias pessoas simultaneamente, oferece diversas vantagens para os beneficiários e também algumas especificidades. Quanto maior for o número de aderentes, o preço pode ficar bastante reduzido, assim como a extensão de assistência.
Quais são as modalidades de plano de saúde empresarial?
Na hora de buscar um convênio médico, você pode se deparar com diferentes modalidades de planos de saúde. Afinal, as prestadoras de plano de saúde buscam personalizar os serviços com a necessidade dos seus usuários. Desse modo, eles podem dar o seu melhor!
Com um plano de saúde empresarial, o empregador oferece o benefício de custear parcial ou integralmente os custos de saúde do trabalhador.
Para que você entenda melhor, vamos explicar como fazer algumas escolhas interessantes para personalizar seus planos de saúde às necessidades do seu negócio:
- adesão a um plano de saúde somente com cobertura hospitalar ou completa;
- sem coparticipação de plano de saúde, isto é, sem pagar nenhum valor extra à operadora pelo uso dos serviços de saúde;
- com coparticipação de plano de saúde, no qual o usuário contribui com parte do valor de cada consulta, exame, cirurgia, entre outros;
- acomodação em enfermaria, no qual a hospedagem durante a internação é feita em quarto compartilhado;
- acomodação em apartamento, em que o paciente conta com um quarto só para ele e e seu acompanhante;
- assistência odontológica, que dá direito ao atendimento completo da saúde bucal.
Hospitalar
A cobertura hospitalar é significativamente mais barata que a cobertura completa pois nesta modalidade somente durante a internação toda a cobertura ambulatorial será coberta . Após sua alta o paciente não poderá mais realizar exames ambulatoriais pelo convênio.
No entanto, é preciso estar atento à modalidade de alojamento nessa modalidade:
- plano de saúde com enfermaria — a hospedagem hospitalar é realizada nos alojamentos conjuntos. Portanto, vários pacientes compartilham o mesmo quarto e o mesmo banheiro. Por essa razão, é muito mais econômico;
- plano de saúde com apartamento — o paciente fica em um quarto próprio, o que traz comodidade para ele e seu acompanhante.
Completa
Essa é a modalidade mais completa e abrange todas as coberturas previstas pela ANS , exceto a assistência odontológica. Apresenta, portanto, o serviço de obstetrícia e o ambulatorial.
Como em qualquer caso, deve-se cumprir o período de carência para ter acesso a determinados procedimentos. Geralmente nas apólices que contemplam 30 vidas ou mais , os beneficiários não sofrerão carências carências contratuais. De qualquer forma, o atendimento de urgência e emergência já está garantido depois de 24 horas de contratação.
Plano Odontológico
Assim como nos planos de saúde , os planos odontológicos também tem opções de coberturas . A empresa pode escolher um plano básico onde o beneficiário terá as coberturas que o Rol da ANS exige ou optar por planos mais completos com coberturas para ortodontia e próteses.
Como é feita a cobrança?
Nos planos de saúde empresariais, sempre há uma mensalidade, a qual pode ser paga parcial ou totalmente pelo empregador. Isso reduz os custos para o colaborador, o que tem o potencial de aumentar bastante a sua motivação e engajamento com metas e resultados.
Além disso, é importante conhecer as duas formas de cobrança do plano. Na opção sem coparticipação, a mensalidade cobre integralmente todos os procedimentos exigidos pela ANS e vários outros oferecidos pelo plano. Desse modo, independentemente se o usuário for uma ou dez vezes a consultas, ele pagará o mesmo valor. A lógica é a mesma para os exames e as cirurgias. Por essa razão, é significativamente mais caro.
Nas modalidades com coparticipação, a cada consulta e procedimento, o usuário ajudará a arcar com uma pequena parte dos custos. Isso tem dois objetivos: reduzir os valores da mensalidade e coibir abusos na utilização dos planos. O usuário passa a se organizar para pagar um valor acessível.
Quais são os mitos e verdades sobre os planos de saúde corporativos?
Saiba diferenciar o que é fato das informações equivocadas sobre os planos de saúde empresariais.
Mito: o investimento em planos de saúde não traz retorno para as empresas
Um dos benefícios com melhor retorno é a oferta de planos de saúde. Então, a alegação de algumas pessoas de que é somente um gasto que deve ser eliminado não faz nenhum sentido. Primeiramente, há uma economia significativa, pois o bem-estar do funcionário contribui para sua motivação.
Da mesma forma, são reduzidos o absenteísmo e o afastamento por doenças. Assim, sua empresa poderá aproveitar o máximo da mão de obra a todo o instante. Além disso, o investimento na saúde do funcionário melhora o seu vínculo com o negócio. Desse modo, ele se mostrará mais engajado nas tarefas e nos projetos.
Mito: ter um plano de saúde é caro
O custo com um plano de saúde é muito menor do que a maioria dos empresários imagina, representando cerca de 6% dos gastos do setor de RH. No entanto, grande parte desse dinheiro retorna com o aumento da produtividade.
Quando você contrata uma corretora, é feita uma análise populacional dos seus trabalhadores, a fim de definir qual é a melhor cobertura para eles. Ou seja, é possível personalizar ao máximo a contratação. Além disso, somente algumas corretoras oferecem o serviço de gestão das apólices , dando o suporte ao RH da empresa na movimentação desta apólice . Neste caso, a DOCX oferece este serviço gratuitamente a seus clientes.
Verdade: os planos de saúde trazem uma maior retenção de talentos
Possivelmente, se você fizer uma entrevista hoje com seus funcionários sobre qual benefício é mais relevante para eles, grande parte vai responder que são os planos de saúde. Afinal, eles oferecem a tranquilidade de um bom atendimento nos momentos de doença.
Da mesma forma, os candidatos frequentemente citam os planos de saúde como um diferencial para que eles optem por uma empresa. Assim, se você quer os melhores profissionais, você deverá investir pesadamente nas ações de saúde.
Portanto, se deseja um negócio bastante competitivo, é hora de investir em um plano de saúde para empresas. Isso vai permitir que seus funcionários aumentem a produtividade, que haja uma redução de custos devido a menores taxas de absenteísmo, além dos reflexos positivos sobre a imagem da empresa.
Quer entender mais sobre como colocar um plano de saúde na sua empresa? Clique aqui e nos mande uma mensagem.
