Você sabe qual é a diferença entre coparticipação parcial e completa nos planos de saúde?

Você sabe qual é a diferença entre coparticipação parcial e completa nos planos de saúde?

Quando falamos em planos de saúde, é importante entender muito bem cada aspecto envolvendo suas características para que você possa contratar aquele que melhor vai te atender. Entretanto, com tantas coisas para se atentar, a tarefa de avaliar as opções disponíveis pode se tornar ainda mais difícil. Por isso, no post de hoje, a DocX Corretora trouxe algumas informações sobre um dos aspectos que você deve prestar atenção na hora de adquirir um plano: a coparticipação. Você sabe qual é a diferença entre coparticipação parcial e completa nos planos de saúde? Continue lendo para descobrir!

O que é coparticipação nos planos de saúde?

A coparticipação nos planos de saúde é um mecanismo em que os segurados compartilham os custos dos serviços de saúde com a operadora do plano. Em vez de pagar apenas uma mensalidade fixa, os beneficiários concordam em contribuir financeiramente toda vez que utilizam serviços médicos cobertos.

O que é a coparticipação parcial? E a coparticipação completa?

O que é a coparticipação parcial? E a coparticipação completa?

O plano com coparticipação parcial

Um plano com coparticipação parcial é um tipo de plano de saúde com cobrança geralmente de 30% a 40% de coparticipação do beneficiário apenas para o grupo de procedimentos de psicoterapia, fonoaudiologia, psiquiatria, terapia ocupacional. Os planos com coparticipação parcial podem ser uma opção atraente para pessoas que desejam reduzir a mensalidade do plano de saúde, mas estejam dispostos a arcar com parte dos custos quando precisarem de cuidados médicos mais específicos, como aqueles citados acima.

O plano com coparticipação completa

Já o plano com coparticipação completa é aquele em que o segurado paga um valor de mensalidade menor do que o usuário que contempla o plano com coparticipação parcial , porém contribui com valores pré fixados pela operadora em qualquer procedimento realizado.

Nessa modalidade, portanto, as mensalidades do plano são mais acessíveis, o que facilita o acesso à saúde privada com a mesma cobertura de um plano sem a coparticipação. Entretanto, para quem utiliza os serviços disponibilizados pela operadora com mais frequência, esta pode não ser a melhor opção, já que as taxas de coparticipação podem acabar aumentando os custos com saúde do beneficiário. 

Agora que você já sabe qual a diferença entre essas duas modalidades que você pode optar nos planos de saúde, que tal contar com a gente na escolha do seu próximo plano? A DocX Corretora trabalha com as principais operadoras de planos de saúde do mercado e pode apoiar a sua decisão graças a sua ampla experiência no ramo. Entre em contato com nossa equipe e não deixe sua saúde de lado!