Dia da Saúde e da Nutrição: comemore cuidando de você mesmo!

31 de março é o dia da saúde e da nutrição. Você sabia que mais da metade da população brasileira está acima do peso? O problema do sobrepeso influencia em diversos outros pontos negativos na nossa saúde, propiciando, por exemplo, o desencadeamento de hipertensão e diabetes (doenças difíceis de serem tratadas). 

O Ministério da Saúde incluiu essa data comemorativa no calendário justamente para nós, cidadãos brasileiros, refletirmos sobre a nossa relação com a comida. O que você leva em consideração para decidir o cardápio do dia? Quantas colheradas de açúcar você coloca no seu café pela manhã?

Hábitos de consumo

Repensar o que está sendo construído como hábito é a forma mais certeira de reparar nos possíveis erros alimentados diariamente. É fato que vivenciamos transformações sociais e que a rotina de preparar uma comida caseira, por exemplo, nem sempre é possível. A rotina é agitada, o tempo é curto e a preferência pelo que já está pronto é notável. 

Você não consegue cozinhar em casa e levar a marmita para o trabalho? Calma! Saiba que há outras maneiras de se alimentar bem. Um hábito ruim, que deve ser deixado para lá, é a alimentação baseada em fast food: comidas gordurosas, carregadas de sódio e com baixo poder nutritivo. Visite aquele restaurante de comida caseira no seu horário de almoço!  

Dicas para comemorar o dia 31

O dia da saúde e da nutrição simboliza uma oportunidade para iniciar hábitos mais saudáveis. Sabe aquilo que você quer fazer, mas que sempre fica para a próxima segunda-feira? Pois é nesse desejo que você deveria colocar um gás neste dia 31!

Além dele, há outras coisas que você pode aproveitar e fazer para vivenciar esta celebração. Pensando nisso, a nossa equipe preparou uma lista de sugestões para tornar o dia supersaudável. Dá uma olhada!

Faça uma atividade física diferente

Caminhada, ciclismo ou até uma partida de futebol com os amigos, o exercício que você mais gosta de fazer é o mais indicado para comemorar o dia da saúde. Seu corpo merece atenção, então nossa primeira dica é: aproveite para iniciar aquela prática esportiva que tanto foi adiada!

Saia ao ar livre

Quando foi que você aproveitou o parque da sua cidade? Muitas vezes, ficamos presos a uma rotina de trabalho e casa, mas é claro que isso não é o recomendável. Dar um tempo do ar-condicionado e das luzes artificiais e tomar um ar fresco pode ser o que você está precisando! Um cooper na avenida ou pique-nique no parque são ótimas opções para colocar esse item em prática.

Visite o médico

A gente sabe que você já “ignorou” uma dor só por não ter tempo de ir ao médico. Aproveite o dia da saúde para consultar um especialista e iniciar um tratamento para aquele desconforto que sempre passa batido. Não se pode ignorar os sinais que o corpo nos dá e, para entender o que ele está querendo dizer, a melhor forma é visitar um médico. 

Realize exames de rotina

Sua saúde está realmente nos trinques? Garantir que tudo esteja realmente certo não é uma tarefa tão difícil, basta que você inclua o hábito de fazer exames de rotina. Esse costume é primordial, ainda mais se você quer entender o que seu corpo está passando e resolver o problema antes que a complicação vire uma bola de neve. Adiante-se!

Atitudes que fazem a diferença na sua alimentação

Quando pensamos em mudar um pouco a nossa forma de comer, assuntos como dieta, reeducação alimentar, entre tantos outros, já aparecem. Na verdade, há pequenas coisas que “passam batidas” todos os dias e que têm impacto gigantesco na qualidade da alimentação. Veja, a seguir, algumas dicas!

Diminua o sal

O sódio é um vilão na nossa alimentação. Além de afetar os rins — você já deve saber como a presença das pedras nos rins é dolorosa —, o ingrediente retém muito líquido no corpo.

Você pode manter o sabor das suas receitas, mesmo utilizando pouco sal: troque-o por temperos naturais ou misture um pouco de ervas secas no saleiro. Assim, você consegue trocar o hábito sem sofrer ou estranhar tanto!

Abandone o açúcar

A gente sabe como é difícil abandonar velhos hábitos. O cafezinho, por exemplo, não parece tão gostoso se não tiver açúcar? Calma! Aos pouquinhos, você pode diminuir a quantidade e, dessa forma, se livra do excesso sem estranhar tanto.

Inicie a jornada considerando que o açúcar colabora com o risco do diabetes e de doenças cardiovasculares. Vale saber que o perigo aumenta quando falamos de jovens e crianças. Outros problemas que estão ligados ao consumo excessivo de açúcar são: câncer, ácido úrico elevado, hipertensão arterial e colesterol alto.

Beba muita água

Você sabia que o “sentir sede” é um sinal que o cérebro envia para avisar que o órgão está desidratado? Pois é, além da sede sentida, existem outros efeitos negativos da desidratação, como tontura, sonolência, dor de cabeça e pele seca. É difícil manter a concentração, e, dessa forma, sua produtividade na vida é afetada.

Percebeu como repor a água do seu corpo é importante? Beber água deveria ser um hábito na sua rotina. Para isso, carregue uma garrafinha de água consigo. Há alguns apps disponíveis que também podem ser úteis para os mais esquecidos: eles notificam de tempos em tempos para lembrar você de se hidratar.

Coma com calma

Sabe aquela história de que seu corpo merece atenção? Pois bem, além de selecionar os ingredientes da refeição, há outra questão que deve tornar-se um hábito: o comer sem pressa. Invista um tempo do seu horário de almoço para demorar na mesa.

Mastigue com calma, sinta o sabor dos alimentos e desligue-se do smartphone. É dessa forma que você vai aproveitar ao máximo sua refeição, tanto no sentido de colaborar para uma boa digestão quanto no de “curtir” o momento.

Saúde mental

Embora a ênfase dessa data seja a questão da nutrição, não se esqueça, também, dos fatores mentais que podem contribuir para a qualidade — ou falta dela — na sua alimentação. Reconheça se você anda estressado, sobrecarregado, muito triste ou muito ansioso, por exemplo, e busque alternativas para neutralizar esse cenário.

Em casos extremos, você deve buscar ajuda especializada. Entretanto, há hábitos que podem colaborar bastante, como a prática de meditação e exercícios, como yoga, bem como tirar um tempo para si, dormir bem, fazer algo que gosta etc. 

Depois de conhecer sobre o dia da saúde e da nutrição, para ficar por dentro de dicas de saúde, curta nossa página do Facebook e tenha acesso aos melhores conteúdos!